2020

2019

Lar de Infância e Juventude

Lar de Infância
O Lar Dr. Armando Moura Neves - Lar de Infância e Juventude é uma instituição Particular de Solidariedade Social que tem por finalidade acolher por um período prolongado (mais de seis meses) jovens do sexo feminino de acordo com o estabelecido na "Lei nº 147/99 de 1 de Setembro - Lei de Protecção de Crianças e Jovens em perigo"


Pressupostos da Intervenção Sócio-Educativa
O LIJ tem como missão acolher jovens (do sexo feminino dos 13 aos 18 anos) em situação de perigo, apoiando o seu desenvolvimento de modo a que estas vivam com autonomia e de forma adequada os aspectos sociais das suas vidas: domínio pessoal, interpessoal, comunitário, cívico e político.

LIJ da SCMA funciona em regime aberto, o que implica livre entrada e saída das jovens da Instituição de acordo com as normas constantes no Regulamento Interno.

LIJ da SCMA está organizado de forma a favorecer uma relação afectiva de tipo familiar, uma vida diária personalizada e a integração na comunidade, prosseguindo modelos educativos adequados aos Projectos de Vida das Jovens.


História do Lar Dr. Armando Moura Neves
A Instituição, com sede na cidade de Abrantes, foi fundada em 13 de Fevereiro de 1921, com a denominação de "Sopa dos Pobres", na tentativa de acabar com a mendicidade e degradação moral vivida pelas ruas.

Os primeiros Estatutos foram aprovados por alvará do Governo Civil de Santarém em 7 de Março de 1921. A 1 de Maio desse mesmo ano, no edifício da Sopa dos Pobres, começaram a ser distribuídas as primeiras sopas. A 30 de Novembro de 1963 foi inaugurada uma nova sede da "Sopa dos Pobres", sendo este edifício doado para ser o Patronato de Santa Isabel.

Em Abril de 1978 foram aprovados os novos "Estatutos" e a Instituição passou a designar-se oficialmente por "Patronato de Santa Isabel" e a funcionar como Lar de Infância e Juventude.

Após deliberação da extinção do "Patronato de Santa Isabel", a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes assumiu a 1 de Julho de 2004, uma nova valência, a de "Lar de Infância e Juventude", assegurando assim uma maior estabilidade às Crianças e Jovens da Instituição.